quinta-feira, 7 de maio de 2015

História da Maquiagem

Olá meninas, boa noite!

O assunto que vou abordar hoje é um trabalho que estou fazendo para entregar na próxima aula no curso, e como ele é bem interessante resolvi postar,


Então, bora saber :)



O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês maquiller, que significa pintar o rosto. O registro mais antigo e significativo vem do Antigo Egito, foram os egípcios os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, como os famosos banhos de leite e máscara de argila de Cleópatra.



Segundo pesquisadores os egípcios pintavam os olhos não por vaidade, mas, sim, para protegê-los de infecções, já as lendas dizem que eles pintavam os olhos de preto (khol) para evitar o olhar direto para o deus "sol. O khol era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas. Ou seja, foi o primeiro tipo de maquiagem mineral da história da humanidade!


Na idade média, no Japão feudal, a pele branca era extremamente valorizada e para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi muito visto na maquiagem da gueixa até nos dias atuais.


Ainda na Idade Média a maquiagem deixou de ser valorizada, pois a Igreja condenava sua utilização: com o argumento de que os cosméticos criavam uma beleza falsa na aparência das pessoas e incitavam o pecado da luxúria. 


Somente no final da Idade Média, com o crescimento dos burgos, que os boticários popularizaram novamente a maquiagem. A rainha Catarina de Médici aderiu fortemente o uso de cosméticos trazendo a moda da Itália (seu país de origem) para França (onde logo ganhou fama). Ao longo dos séculos o hábito de se maquiar era cada vez mais comum e aceito na sociedade, principalmente nas classes mais altas.
Rainha Catarina de Médici

Foi com a revolução industrial (no século XIX) e a indústria de cinema (durante o início do século XX) que os cosméticos, principalmente a maquiagem se tornaram mais acessíveis a todas as camadas da sociedade.

Na década de 30 as divas do cinema conquistaram e arrasaram corações, a principal característica da maquiagem nesse período eram as sobrancelhas finas e olhos pretos esfumados.


Nos anos 40 e 50 a maquiagem ressurgiu com força trazendo lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras em tons pastéis e deixando a mulher mais feminina.



Os anos 60 foram marcados pela liberdade de expressão e pelo exagero.  



Na década de 70 as cores de maquiagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções da alta-costura francesa, italiana e inglesa.



Nos anos 80 houve uma divisão, de um lado mulheres super maquiadas, do outro maquiagem clean conforme tendência do culto do corpo e a valorização do natural. 

Nos anos 90, depois de todo o excesso das décadas anteriores o mundo quis algo com menos cor e mais voltado ao natural, período chamado de "minimalismo". 


A partir dos anos 90 até os dias de hoje a maquiagem só evoluiu. Surgiram mais produtos exclusivos para cada tipo e tom de pele, produtos que visam realçar o belo e disfarçar o defeito.


Na maquiagem dos anos 2000 quanto mais perto da realidade melhor. A maquiagem  continua evoluindo bastante em questão de qualidade e benefícios de cada produto que tem ganhado novas cores e texturas específicas para cada tipo de pele, antes produtos usados apenas para esconder imperfeições agora, graças a tecnologia além de desenvolver essa função também trata da pele.

E esta é um história da maquiagem, bendito foram os Egípcios que as criaram, o que seriam de nós mulheres sem a maquiagem??

Ainda seriamos mulheres hahah... Mais vamos combinar, ela nos deixam ainda mais belas né?
Esperam que tenham gostado!!

Beijoss e até o próximo post,







Nenhum comentário:

Postar um comentário